5 Segredos de Antigamente para Proteger-se Bem do Frio

Por:

Veja como sobreviver ao frio sem os modernos equipamentos de aquecimento, com 5 formas e segredos de antigamente para se proteger do frio.

Manta e botija

Para manter o corpo quente deitado na cama, ou sentado no sofá ou cadeira, uma manta bem quente sempre foi um elemento essencial. Um cobertor de lã grossa (da Serra), inicialmente utilizado pelos pastores, era o mais indicado, antes de surgirem os populares edredons.

O complemento à manta é a botija de água quente, extremamente útil aos que normalmente têm pés frios.

Roupa e mais roupa

As ceroulas eram utilizadas pelos homens para combater o frio no Inverno. Ainda hoje em dia se vê na alta competição desportistas a utilizar collants para fintar o frio. O segredo passa por utilizar muitas camadas de roupa em vez de uma só peça grossa.

As roupas apertadas são de evitar, já que fazem o corpo transpirar. Dê preferência a materiais quentes como a lã.

Cobrir extremidades do corpo

Além de várias camadas de roupa, é necessário cobrir todo o corpo. O gorro ou o chapéu é imprescindível já que 40% do calor corporal se dissipa pela cabeça. O cachecol é também indispensável – segundo a medicina chinesa é no pescoço que se dá a entrada do frio no organismo – assim como luvas e meias quentes.

Bebidas Quentes

Beber muitos líquidos é essencial. O álcool dá uma falsa sensação de calor, sendo as bebidas quentes o recomendado para vencer o frio. Café e chocolate quente e chá de canela, gengibre, pimenta do reino ou erva doce são algumas das soluções apontadas.

Boa alimentação

As medicinas tradicionais aconselham também sopas e alimentos aquecidos previamente. A evitar estão os gelados, saladas e alimentos frios. Comer alimentos ricos em vitaminas e encurtar o intervalo entre refeições é igualmente recomendado.

Se possível, aqueça o quarto com antecedência e complemente estas formas de combater o frio com uma tradicional lareira bem crepitante.

Publicado em 05/12/2013