6 Formas de Ajudar os Filhos nos Exames

Por:

Os pais podem ajudar aos estudos dos seus filhos, sendo importantes para os resultados escolares destes. Não custa nada para os pais e para os filhos pode fazer toda a diferença.

Acompanhar o estudo

Acompanhar o que um filho está a dar na escola é importante para motivá-lo no estudo e para ele interiorizar mais facilmente o que está a estudar. Por mais ocupado que ambos os pais estejam, um deles deve tirar uns minutos para acompanhar os estudos do filhos, nem que seja simplesmente em conversa à refeição.

Os pais são importantes para trocar a matéria por miúdos, para ajudar os filhos a perceberem o que estão a estudar e qual a relevância do que estão a estudar. Tente relacionar o que o filho está a dar com a família e a vida real.

Ajudar na organização

O aluno não deve estar sujeito a distrações e interrupções. Proporcione um espaço organizado e isolado para o estudo do seu filho e mantenha o ambiente o mais calmo possível. Deixe-o trabalhar sozinho mas ajude o seu filho em caso de necessidade. Lembre-se: os pais são os primeiros educadores de um filho.

Estabelecer horários

Estabeleça um horário com o seu filho para o estudo para os exames. isso vai ajudá-lo a criar disciplina e responsabilidade. O lazer é só depois desse horário, mas é importante fazer pequenas pausas no estudo.

Faça também um horário para as refeições e proporcione uma alimentação saudável ao seu filho. A época de exames é uma altura de nervos, sendo importante combater a ansiedade. Comer e dormir bem é uma necessidade, principalmente nesta altura.

Acompanhar desempenho

Uma das formas como os pais podem ajudar os seus filhos nos estudos é simplesmente estar ao corrente dos seus resultados. Uma recompensa por bons resultados é um modo de incentivar um filho a estudar e manter o contacto com os professores ajuda a identificar eventuais problemas na aprendizagem.

Ferramentas de apoio

Existem vários sites que podem ser úteis para o estudo do seu filho. Encaminhe o seu filho para estes sites e não o deixe cair em distrações na internet. Se encontrar livros relevantes para o seu estudo, compre-os ou reserve-os na biblioteca.

Publicado em 24/03/2014