Todos temos hábitos que prejudicam a nossa produtividade, seja a nível profissional, familiar ou pessoal.
Verifique se algum dos hábitos abaixo mencionados coincide com a sua rotina diária e veja como pode começar hoje a melhorar o seu dia a dia.
1. Não criar uma lista de tarefas diária
É um ato simples, mas que pode melhorar muito a sua produtividade diária. Perca 5 minutos a enumerar as tarefas que tem de realizar ao longo do dia, ordena-as e anote as de maior importância. Faça uma lista para os assuntos domésticos e pessoais e outra para os assuntos profissionais.
2. Adiar constantemente
Adiar constantemente significa que não estabelece metas e objetivos para as atividades que tem em mãos. Ou seja, não estipula deadlines para cada projeto. O mais importante é ser realista e identificar o tempo que necessita para realizar cada tarefa a tempo e horas.
3. Fazer várias coisas ao mesmo tempo
Já diz o ditado: "Depressa e bem há pouco quem". Fazer várias coisas ao mesmo tempo só cria mais trabalho iniciado sem estar finalizado. O mais importante não é a quantidade de atividades a que dá início, mas sim quantas termina. Certifique-se que elimina a tarefa da sua lista antes de avançar para outra.
4. Não saber dizer não
Não se iluda - você pode fazer qualquer coisa, mas não pode fazer tudo! Cada vez mais, saber dizer não é uma importante ferramenta para aumentar a produtividade.
5. Verificar constantemente novos emails
Tem noção de quantas vezes verifica a chegada de novos emails? Provavelmente não consegue quantificar as vezes que acede à sua caixa de correio eletrónica ao longo do dia. Esforce-se por verificar apenas 3 a 4 vezes por dia, por exemplo, ao início da manhã, meio da manhã, depois de almoço e meio da tarde.
6. Aceder a redes sociais durante o horário de trabalho
Facebook, Twitter, Youtube, LinkedIn, Pinterest, Instagram, Tumblr - são apenas algumas das principais redes sociais que acedemos com regularidade nos intervalos das tarefas e que funcionam, de certa forma, como entretenimento e lazer. Em contrapartida, estes sites fazem-nos perder bastante tempo. Por mais difícil que possa ser, evitar as redes sociais durante o horário de trabalho, é a certeza que conseguirá aumentar a sua produtividade. O mesmo se aplica a sites informativos e blogs que não sejam úteis e necessários para realizar as suas tarefas profissionais.