As prendas e o Dia dos Namorados andam de mãos dadas. Na verdade, não faltam razões para se dar presentes no Dia de São Valentim (mesmo para as pessoas sem cara metade).
Declaração
Uma prenda funciona como uma declaração de um sentimento. Além das palavras, os gestos também manifestam sentimentos. Caso goste de uma pessoa, dar uma prenda no Dia dos Namorados fala por si. O Dia dos Namorados é uma oportunidade para se começarem novas relações e para se reforçar as existentes.
Tradição
É tradição dar-se uma prenda à cara metade neste dia. Não é obrigatório dar um presente no Dia dos Namorados, mas receber e não dar uma prenda parece um gesto frio, uma falta de consideração. Mesmo que os dois achem o dia uma mera ação de marketing, não custa nada demonstrar um pouco de afeto.
Apreço
Mais forte do que as tradições da sociedade é a intenção, o desejo, o gosto. Quem dá algo quer demonstrar o apreço que tem pela outra pessoa e sente-se bem com o ato de dar.
Recompensa
Dar prendas no Dia dos Namorados, mesmo que prendas low-cost, traz uma recompensa a quem oferece. Esta pessoa ganha o sorriso de quem a recebe e alegra-se com isso.
Receber
Muito provavelmente a outra pessoa também lhe irá dar uma prenda. Pelo sim e pelo não, deve ter a sua prenda pronta a oferecer.
Desculpas
Se a relação se complicou por alguma razão, dar uma prenda é uma oportunidade de amenizar a situação.