Para fazer amizades verdadeiras precisa de ser uma pessoa também verdadeira. Como pode ver, nem precisa de se esforçar muito, basta ser autêntico e ter alguns cuidados.
Seja você mesmo
O segredo da amizade verdadeira está na admiração. Um amigo verdadeiro demonstra valor e nobreza nos atos, sendo um modelo para os outros.
Se forçar uma pessoa que não é, mais cedo ou mais tarde perderá o respeito dos outros. Seja a pessoa que é, tal como os seus amigos verdadeiros o são à sua beira.
Paixões comuns
As amizades equiparam-se ao amor. Os interesses mútuos despertam uma maior ligação entre as pessoas. Se conhece uma pessoa e esta é do seu clube, por exemplo, sentir-se-á imediatamente ligado a ela.
Ao encontrar pessoas com gostos comuns, com visões do mundo semelhantes e formas de pensar análogas, está no bom caminho para tecer uma amizade verdadeira daqui por diante.
Para as encontrar pode procurar nos sítios do seu interesse. Se gosta de cinema por exemplo, junte-se a um cine clube e trave novos conhecimentos. Se gosta de música, tente fazer novos amigos em concertos.
Respeite
Não fale mal dos outros se quer também ser respeitado. Tenha sempre uma postura digna com os seus amigos, para estes serem sempre justos também consigo.
Contacte
Mantenha a comunicação com as pessoas. Lembrar-se delas não é suficiente. Não perca o contacto com elas, por mais voltas que a vida dê. Os amigos verdadeiros tentarão manter o contacto consigo também.
Partilhe
Façam atividades conjuntas e partilhem bons momentos. Outro segredo para a amizade verdadeira e duradoura está na criação de boas memórias. Quanto mais momentos prazerosos existirem, mais perto se sentirão as pessoas uma das outras.
Apoie
Seja paciente. As amizades não caem do céu e as pessoas demoram o seu tempo a conhecerem-se e a confiarem umas nas outras.
Abra-se com esta pessoa. Esteja presente nos momentos importantes. Ouça a outra pessoa, encoraje-a. Seja honesto com ela. Tudo o que dá acabará por receber de igual medida.