Ninguém quer estar numa situação de emergência. Muito menos desprevenido. Para não ficar sem saber o que fazer numa situação de emergência, de seguida ficam algumas dicas de preparação.
Incêndio
O fogo pode surgir a qualquer momento, sobretudo a quem cozinha frequentemente. Por essa razão deve ter um seguro de incêndio para os bens do seu lar e colocar extintores por casa à mão. Pelo sim e pelo não, confira o que fazer em caso de incêndio ao pormenor.
Terramoto
Portugal não é um país que sofre habitualmente de sismos, mas já padeceu do forte e histórico terramoto de 1755 em Lisboa. Não há muito que possa fazer para se preparar para um terramoto/sismo, mas pode sempre fazer um seguro para a casa, prevenir-se e abastecer-se para uma possível falha de energia elétrica, prender as estantes à parede e treinar o que fazer em caso de sismo.
Falha de eletricidade
Por falar em falta de eletricidade, quando se fica sem eletricidade em casa é preciso ter luz alternativa por perto, desde velas a lanternas e a geradores de energia. Um pequeno fogão de campismo pode ser também útil.
Inundação
Outro desastre natural que pode atingir uma casa é a chuva intensa. Colocar os bens mais valiosos em locais altos é uma precaução que pode ter, assim como renovar o telhado e vedar as frinchas da casa.
Desemprego
A diminuição de rendimentos é também uma situação de emergência. Para prevenir a escassez de dinheiro tem de começar já hoje a poupar para um fundo de emergência. Não se deixe apanhar desprevenido.
Doença
Uma outra situação a considerar é o surgimento de doenças. Compre alguns medicamentos (atenção à validade) para as pequenas enfermidades como gripes e dores de cabeça e equacione assinar um seguro de saúde para o tratamento de possíveis doenças mais graves. Também para esta emergência deve ter um fundo monetário preparado.