Anote as 7 coisas que deve fazer no Porto, na grande noite de São João.
As festas de São João no Porto prometem sempre muita diversão, alegria e momentos únicos, numa noite que só acontece uma vez por ano.
Comer sardinhas
Mesmo que não goste de sardinhas, é tradição comer sardinhas com broa e pimentos neste dia. Junto ao rio Douro vai encontrar muitas tascas que servem sardinhas para conseguir cumprir a tradição. Também pode comer uma bifana, um caldo verde, um pão com chouriço ou farturas.
Usar o martelinho
Pegue no martelinho do ano passado, ou compre um, e comece a martelar (com cuidado) na cabeça das pessoas. Também pode usar o alho porro, mas este ato pode gerar algumas inimizades.
Ver o fogo de artifício
Aproxime-se da ponte de D. Luís antes da meia-noite para assistir a um espetáculo visual e musical que lhe vai encher as medidas. Como o espetáculo é muito concorrido, convém aproximar-se do rio com antecedência. Passe a ponte para sentir a mesma a tremer com tanta afluência de pessoas e para ver a beleza da festa dos dois lados do rio.
Lançar um balão
Lance um balão no céu aberto da noite de São João. A música do São João ordena até um balão para uma pessoa brincar. Neste caso é um balão para lançar. Os balões costumam ser lançados na Avenida dos Aliados, por volta da meia-noite.
Dançar
Entre num bailarico de rua. No meio de tanta folia vai até ser difícil não entrar. Ria-se um pouco com os seus pezinhos de dança.
Experimentar diversões
Experimente andar numa roda gigante ou nos tradicionais carrinhos de choque. Existem diversões para todos os gostos, das mais arriscadas às mais seguras, como os carrosséis para crianças, numa noite em que toda a gente é criança novamente.
Caminhar até ao mar
Para fechar a noite de São João em grande, como manda a tradição, deve caminhar ao longo da margem do rio até à foz para adormecer na areia e ver o nascer do sol. Não se esqueça de levar sapatilhas e um cobertor.
Mas as festas de São João não se realizam apenas no Porto. Veja outros locais onde passar o São João.