Um bom chefe consegue melhores resultados dos seus funcionários do que um mau chefe. Veja 7 comportamentos a evitar se quiser ser um bom chefe.
Ser o único a conseguir fazer uma tarefa
O mau chefe pensa que é a única pessoa na empresa a conseguir fazer uma determinada tarefa. O bom chefe confia igualmente nas capacidades do seu staff em realizar as funções, sabendo delegar as tarefas consoante o nível de exigência destas e o grau de eficiência do trabalhador.
Ser intolerante perante os erros
Se um funcionário realizar a tarefa de forma incorreta, este deve ser corrigido e ajudado. Ao criar elevados padrões aos quais os funcionários não conseguem responder, a equipa está sob stress constante e o seu rendimento e satisfação baixam enormemente. Por isso é importante ser flexível e mostrar o caminho certo ao funcionário.
Mentir e menosprezar o trabalho do empregado
Mentir aos trabalhadores, humilhar estes publicamente, ser condescendente com alguns e implicar com o trabalho de todos, são alguns comportamentos a evitar se quiser ser um chefe. O bom chefe trata os outros como gostaria de ser tratado e com isso só ganha.
Ter preferências
Todos os chefes tendem a ter trabalhadores preferidos, mesmo que de forma subconsciente. Esse comportamento não é estimulante para o resto da equipa. O bom chefe é o que reconhece o trabalho de todos por igual e evita favoritismos.
Manter postura arrogante
Os estudos comprovam que um chefe com perfil arrogante, que desrespeita os funcionários ou que não sabe admitir os seus erros acaba por autodestruir os seus próprios negócios. Já os patrões recetivos a sugestões e mais humildes são os que mais lealdade ganham do seu empregado.
Não dar feedback
Não ser apreciado é a razão número 1 para o trabalhador se despedir. Reconhecer individualmente o trabalho do funcionário é essencial para manter a motivação e produtividade deste. As medidas de estímulo funcionam melhor do que as medidas de intimidação.
Não abrir as portas
Seja para tirar dúvidas básicas ou ouvir sugestões, um bom chefe mostra-se acessível aos seus empregados. O mau chefe intimida o funcionário com a sua presença e não se interessa em ouvir o seu trabalhador.