As partes dos animais mais incomuns de se comer costumam ser as mais deliciosas. Tanto pode continuar a comer pelo seguro, como pode experimentar territórios nunca antes explorados. A escolha é sua.
Focinho de porco
O focinho de porco é mais nutritivo do que o resto do porco, além de ser saboroso. Em certos locais dos Estados Unidos, esta é uma iguaria muito procurada, sendo cozida em água até ficar macia e depois frita em banha e afogada em molho de grelhado picante. As orelhas também são muito apreciadas, tal como a língua.
Crista de galo
A crista de galo é uma iguaria em algumas cozinhas. Pode ser usada em risotos, guisados e no famoso coq au vin. Geralmente é cozida em água, sal e algumas ervas.
Rabo de boi
Fervido lentamente em vinho tinto ou cerveja, com alguns vegetais, e servido com um pouco de queijo ou uma grande pilha de alho e puré de batatas, o rabo de boi é difícil de se recusar.
Estômago de vaca
O quarto estômago da vaca resulta numa sanduíche centenária de Florença (a lampredotto). Ele é cozido com água, salsa, alho, tomate e é polvilhado com sal.
Baço e pulmão
Os italianos aproveitam também o baço e o pulmão da vaca. A “pani ca meusa”, é uma comida de rua siciliana, onde a sanduíche é recheada com carne de pulmão e baço (cozido e frito em banha). Junta-se ainda sumo de limão, um pouco de sal e com queijo local.
Testículos
Não soa muito bem na teoria mas na prática tem bons resultados. Os testículos de vários animais são servidos em restaurantes gourmet pelo mundo fora e existem mesmo livros de receitas dedicados inteiramente a esta parte dos animais.