Tornar a casa mais segura é uma preocupação básica que toda a gente deve ter. Para ajudar a colmatar possíveis lacunas de segurança nos lares, de seguida ficam 7 dicas de como aumentar a segurança do lar.
Seguro
Ao longo dos tempos a casa vai acumulando cada vez mais valores, objetos e compras, assim como itens de valor sentimental. Um lar é um museu pessoal, onde tudo tem a sua valia. Proteja os seus bens com seguros: o seguro de habitação protege o recheio de casa e o edifício em si.
Alarmes
Deve colocar vários alarmes em casa para aumentar a sua segurança. Desde alarmes de incêndio a alarmes contra ladrões. Memorize o código do alarme para maior segurança.
Trancas
Depois de casa roubada, trancas na porta. Evite esta situação. Mude ou reforce as trancas nas portas para escapar a assaltos. Reforce também as janelas. É um investimento que evita perdas maiores, e que lhe traz despreocupação e sossego.
Postigo
Instale um postigo na porta principal de casa caso não consiga ver quem bate à porta por uma janela. É uma pequena medida de segurança que pode fazer grande diferença.
Luzes
Deixe alguma luz (económica) de casa acesa durante a noite, ou mesmo a televisão (programe-a para se auto desligar) para enganar os larápios.
Coloque sensores de movimento no jardim, que acendem uma luz de noite quando alguém se aproxima. Isto pode ser o suficiente para fazer os transgressores desistirem da ideia de invadir o lar.
Câmara
Também pode instalar uma câmara de vigilância à entrada de casa, mesmo que não a ligue a toda a hora. Impõe sempre respeito. Existem câmaras falsas, mas é sempre arriscado limitar-se a elas.
Chave
Tenha cuidado onde coloca a sua chave suplente de casa. Não a deixe num local à vista. Vasos, tapetes, pedras falsas e outros locais habituais não lhe garantem a mínima segurança.