7 Maus Hábitos no Trabalho que Podem Levar ao Seu Despedimento

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Cultivar maus hábitos no trabalho pode lhe custar o seu emprego. Conheça 7 hábitos que podem levar ao despedimento numa empresa, trabalho e cadeira bem perto de si.

Desperdiçar tempo

Perder tempo a conversar ou online, quer nas redes sociais, quer a fazer compras ou ler e-mails e blogues pode parecer uma inocente distração, mas leva a uma quebra de produtividade assinalável da empresa. A ineficiência está a um passo do abismo do despedimento.

Falar mal do chefe

As paredes têm ouvidos e numa empresa existem várias paredes. Se falar mal do seu chefe ou superiores com frequência, estes acabarão por descobrir.

Atrasar-se

Já se sabe que um grande trabalhador é aquele que é o primeiro a chegar e o último a sair, e que o que chega atrasado descuida-se com a sua empresa.

Mentir

Dizer pequenas ou grandes mentiras é um bom caminho para a porta do despedimento. Se um funcionário omitir falhas por medo de represálias dos superiores, se inventar desculpas, se contar histórias para passar por cima dos colegas, se fizer usos desonestos de património da empresa, entre outros, habilita-se a um encontro de primeiro grau com o desemprego.

Falhar ao prometido

Se o trabalhador não cumprir o que prometeu, ele passa a ser mal visto aos olhos do seu patrão. Depois de faltar à palavra é difícil restabelecer a confiança num trabalhador.

Enfurecer-se

Um profissional deve manter sempre a postura, pois afinal de contas ele é um profissional. Reagir mal a um acontecimento ou fazer uma birra por causa de determinada situação só demonstra incapacidade de lidar com a pressão no trabalho.

Comunicar mal

Um hábito mais singelo mas que pode levar também ao despedimento é comunicar mal. Isso inclui linguagem verbal e corporal (má postura). A falta de maneiras, o uso de gírias e linguagens informais e mesmo falar sem pensar são maus hábitos na comunicação a evitar no trabalho.

Se por um lado não deve perder tempo a conversar com os colegas, o colaborador também não se deve fechar numa concha e evitar o contacto com os outros colegas – o mau trabalho em equipa pode levar igualmente ao despedimento.

Atualizado em 04/02/2014