Os sinais de depressão nos homens são variados. Os sintomas de depressão podem variar muito entre diferentes pessoas mas existem alguns sintomas mais gerais entre a maioria das pessoas afetadas com depressão.
Falta de prazer
Este sinal de depressão masculina verifica-se quando o homem já não encontra prazer naquilo que anteriormente gostava. Ele sente indiferença perante o que antes lhe era prazeroso e tem falta de motivação. A apatia e o escapismo são uma constante. Estes são até sinais clássicos de depressão na adolescência.
Problemas de sono
Acordar sempre antes da hora, acordares múltiplos, dormir pouco, dormir muito, são alguns dos problemas de sono mais registados que indicam depressão masculina.
Cansaço
A fadiga física também pode ser prenúncio de depressão. A maior lentidão de processos, a falta de energia e o cansaço fácil não são bons indicadores do estado psicológico do homem.
Ansiedade
A ansiedade tanto pode ser sintoma como causa de depressão. É um alerta sério no que toca à depressão. Descubra se está a sofrer de ansiedade neste momento.
Agressividade
Ter vários pensamentos negativos pode resultar em irritabilidade e agressividade. O nervosismo exorciza-se por comportamentos mais agressivos, como a condução imprudente, ou raiva inadequada perante algo que não tem importância, por exemplo.
Dores
Distúrbios no corpo dão o alerta para o estado da mente. Dores de cabeça, prisão de ventre, dores nas costas, estômago ou peito, corpo pesado, má digestão, diarreia, azia, podem ser indícios de depressão.
Tristeza
Um outro sinal de depressão comum nos homens é a tristeza crónica. Ela pode manifestar-se em sensação de vazio, angústia, introversão, desânimo, humor depressivo, medo, insegurança constante baixa auto-estima e até em pensamentos suicidas.