Ainda tem receio em confiar a sua saúde em medicamentos genéricos? Estas 7 vantagens dos medicamentos genéricos são capazes de eliminar a sua apreensão e dúvida perante este tipo de medicação.
Preço
O preço dos medicamentos genéricos é mais baixo, 20 a 35%, do que o medicamento de referência, podendo chegar assim a um maior número de portugueses.
Comparticipação
Estes medicamentos genéricos são comparticipados pelos mesmos escalões de comparticipação dos medicamentos de referência, contando com uma majoração de 10% na comparticipação.
Sistema de preços de referência
O sistema de preços de referência baseia-se na comparticipação de valor fixo pelo SNS, sendo a parte do preço que ultrapassa o valor fixo desembolsada pelo utente. Tendo os medicamentos inovadores um maior preço, e havendo um valor de comparticipação fixo, resulta um maior encargo absoluto para os utentes quando compram um medicamento de marca. Já quando eles compram a alternativa, o genérico, esse encargo baixa.
Segurança
Os medicamentos genéricos contêm substâncias ativas presentes no mercado há muitos anos. A sua segurança e eficácia equivalem à dos medicamentos de referência.
Sustentabilidade do SNS
A existência e o uso deste tipo de medicamentos permite uma melhor gestão dos recursos disponíveis no Serviço Nacional de Saúde.
Prescrição
A prescrição por DCI (Denominação Comum Internacional) ou por nome genérico é mais racional e científica.
Obtenção de AIM
Maior facilidade de obtenção de AIM (Autorização de Introdução Mercado), com a dispensa de determinadas burocracias.
A estas vantagens pode contrapor as desvantagens dos medicamentos genéricos.