Envelhecer não traz só problemas, como complicações de saúde. Não. Envelhecer também tem os seus aspetos positivos. Entre os grandes benefícios de envelhecer encontram-se os seguintes, que lhe deixam encarar a chegada da velhice com um sorriso no rosto.
Menos complicações
Quando se envelhece os dias passam mais lentamente, com mais tempo para serem saboreados. As pressas e complicações do passado já não chateiam mais, não passando de más recordações.
Visão clara
Uma das vantagens em envelhecer está no filtro de prioridades, em perceber claramente o que é importante na vida e onde se deve gastar o tempo. À medida que a pessoa envelhece, a sua visão do mundo e da sua própria vida melhora, estando muito mais clara.
Liberdade
Quando se é jovem liga-se muito às aparências e ao que os outros pensam de nós. Quando se é velho não. Deixa-se muita coisa por fazer com medo do que os outros pensam de nós. Com o envelhecer percebe-se que somos livres para fazer o que nos apetece, sem recriminações.
Paciência
A paciência e a tolerância de uma pessoa aumenta com a idade, o que vem sempre a tempo. A capacidade de controlar as emoções é maior, ajudando à tranquilidade emocional.
Experiência
Acabaram-se os tempos de trabalhar praticamente de graça para ganhar experiência e de bater com a cabeça na parede por causa de erros de amador cometidos. Com tempo vem o saber. Com a experiência vem a calma, a sabedoria, o descanso e a felicidade.
Ajudar os outros
Chegando a uma certa idade passamos a ter mais tempo para tudo, incluindo os outros. Pode-se dar mais atenção aos filhos e netos e com isso contribuir para a felicidades dos outros e para a nossa, pois quem ajuda e ama está a ajudar-se a si mesmo.
Tempo
Quem envelhece tem mais rugas no rosto, como uma árvore, mas também tem mais minutos no relógio. Como são precisas menos horas de sono, os dias crescem e podem ser passados como se quiser. Desde ler os grandes romances da história ou ver os melhores filmes de sempre, há sempre algo a fazer, mesmo estando-se sozinho.
Memórias
A pior parte de envelhecer é lembrar-se de quando se era jovem e se tinha tudo, mesmo tendo pouco. Mas se uma vida for bem vivida, sem arrependimentos (do que se fez e não se fez), então olhar para o passado, passando o dedos pelas páginas do livro da memória, só pode ser feito com alegria. Quando se é velho tem-se muito, incluindo as memórias.