Está feliz por ser um aluno finalista? Vá com calma. A sua felicidade pode ser enganadora. Existem vários aspetos positivos na nova vida, mas isso significa também dizer adeus a várias coisas boas da vida de estudante.
Amigos
Apesar de ter vários companheiros de curso que fizeram parte da sua vida durante os anos do curso, a verdade é que o finalista vai deixar de os ver, ou pelo menos vai vê-los menos frequentemente, assim que o curso termine.
O simples confraternizar nas escadas na Universidade antes das aulas ou o passear com os livros na mão na companhia dos amigos vão deixar saudades. A partir daqui o Skype ou o Facebook serão meios mais utilizados para se manter o contacto.
Férias prolongadas
Um trabalhador também tem férias mas bem mais curtas. Uma das coisas que não lhe dizem quando é finalista é que a vida boa vai acabar e que daqui em diante tudo vai ser mais complicado.
Cantina
Sim, o finalista terá saudades das refeições da cantina da universidade (a não ser que a comida da cantina seja mesmo má). Depois de acabar o curso ele está por sua conta. Está na hora de cozinhar ou de pagar mais caro ao comer em restaurantes. As massas rápidas de atum que fazia nos tempos de estudante já não lhe vão ser suficientes.
Fazer o próprio horário
O estudante pode flexibilizar o seu plano de estudo e de vida pessoal. Na vida que se aproxima do aluno finalista, ele vai deixar de ter tanta facilidade de tempo e de escolha.
Faltar às aulas
Falta às aulas quando lhe apetece? A partir daqui acabou-se também a escolha de assistir ou não às aulas. O trabalho é obrigatório. Até se pode faltar ao trabalho, mas não se é pago por isso e arrisca-se até ao despedimento.
Noitadas
Quando antes se deitava a altas horas da noite e tinha vida social, o jovem vai começar agora a deitar-se cada vez mais cedo, à medida que o trabalho endurece. Se quando era caloiro ele tinha uma alcunha, ele agora vai passar a ter outra: o “eremita”, o “anti social”, o “desaparecido em combate”, etc.
Descontos
O aluno finalista vai também dizer adeus aos descontos de estudante. A vida vai ser um pouco mais madrasta mal o curso acabe, e as finanças são um dos vários campos onde isso se vai sentir.
Bolsa de estudo
Tinha uma bolsa de estudo que lhe ajudava nas despesas? Agora vai ter um bolso, ou uma bolsa, no caso das mulheres, cheia de despesas.
Desporto
Quando era estudante tinha vários desportos à disposição a bom preço na universidade. Ou então fazia desporto gratuitamente, ao carregar as malas, para se deslocar para a casa dos pais ao fim de semana. Quando a vida de trabalho começar, vai ser mais difícil (e mais caro) praticar desporto e a vida mais sedentária vai fazer com que os quilos comecem a aumentar na balança.
Tradições
Os cursos e as universidades têm as suas tradições, cânticos e cerimónias. Este é o último ano para se viver tudo isso. Dentro em breve tudo fará parte do passado. Se gastou dinheiro num traje use-o bem este ano. Ele ficará encostado algures para o resto da sua vida (a não ser que o use em alturas especiais, como o Carnaval, por exemplo).