Os irmãos gémeos partilham mais do que os traços físicos. Eles são na verdade uma caixinha de surpresas no que respeita a curiosidades.
Amor no útero
O amor entre os gémeos começa já no útero. Os gémeos têm gestos em relação ao outro idênticos aos que têm com eles próprios, tocando-se com a mesma suavidade.
Gémeos de espelho
25% dos gêmeos idênticos crescem no útero de frente um para o outro, o que resulta em reflexos perfeitos. Se um é canhoto, o outro é destro. Se um tem uma marca de nascença na bochecha esquerda, o outro tem na bochecha direita.
Impressões digitais diferentes
Por mais inacreditável que possa parecer, todos nós temos impressões digitais diferentes, os gémeos incluídos. A partir da sexta semana de gravidez eles começam a mexer-se e com isso gerem linhas nos dedos únicas com o passar das semanas.
Odor diferente
À exceção das impressões digitais, os gêmeos idênticos são 99,99% iguais, devido ao ADN. Eles podem enganar toda a gente, incluindo os pais. Porém, os pastores alemães farejadores conseguem distinguir os gémeos, pois o odor é diferente (fatores externos como a alimentação leva a odores distintos).
Mãe adaptável
A mãe que tem gêmeos, ao amamentar, emana uma temperatura diferente em cada seio para se ajustar à temperatura de cada bebé. Acredita-se que a mãe de gémeos vive mais tempo por ser mais saudável.
Linguagem própria
40% dos gémeos criam uma linguagem própria entre eles durante a infância, para comunicarem entre si. Só quando aprendem uma linguagem real é que essa linguagem primária desaparece.
Ver um pelo outro
Alguns gémeos siameses afirmam ver através dos olhos um do outro e ler os pensamentos um do outro. Eles conseguem sentir o que outro sente pois partilham a mesma parte do cérebro que gere as sensações físicas e as capacidades motoras.
Viver como o outro
Mesmo separados, os gémeos podem viver vidas semelhantes. Gémeos que foram separados, que viveram em famílias diferentes e que se reencontraram décadas depois, descobriram usar as mesmas marcas de carros, de cigarros, de cerveja, dar o mesmo nome ao cão quando crianças, entre outros.