Para brilhar num exame é preciso ter vários cuidados, sobretudo antes do exame. Estas 8 dicas ajudam-lhe a preparar-se devidamente para um exame e ajudam a controlar a ansiedade natural nestas alturas.
Entender
É sempre preferível interiorizar o que está a estudar em vez de simplesmente decorar, preenchendo a memória de informação difusa. Perceber o que se estuda é fundamental para se conseguir explicar devidamente a matéria, mas convém também ter algumas definições e informações no bolso da mente para o caso de serem necessárias.
Local de estudo
Muitas pestanas podem ser queimadas infrutiferamente caso não exista um local de estudo organizado e sereno à disposição do aluno. Se em casa não há condições, há que procurar as mesmas fora de casa. Estes são alguns locais recomendados para o estudo:
Plano de estudo
Uma das dicas mais importantes para passar num exame é estabelecer um plano de estudo eficaz. As disciplinas mais exigentes precisam de mais tempo de estudo, pelo que é fundamental guardar mais horas para estas. Além de horas de estudo, o aluno deve incluir um espaço de tempo no seu horário para exercício físico e para uma boa alimentação. Isto ajuda a manter a sua energia, concentração e motivação.
Estudo divertido
O estudo não tem de ser necessariamente formatado e maçador. Se preferível, estude em grupo, para retirar dúvidas com quem percebe mais de determinada matéria. Não vale é conversar de outras coisas que não a matéria.
Se existirem filmes, sites e leituras interessantes sobre essa matéria não perde nada em investigá-los. É um extra para a interiorização do assunto.
Esquemas
Um esquema de estudo organiza a matéria de estudo e facilita a sua aprendizagem, pelas próprias palavras do aluno. Nele se estabelecem pontes entre ideias e se hierarquizam as informações a reter. Para passar um exame com mais facilidade recomenda-se fazer esquemas de estudo.
Revisão
Depois fazer os próprios apontamentos e esquemas de estudo é essencial ler e reler os mesmos, passando em revisão tudo o que foi dado. A altura ideal para passar a matéria em revista é na véspera de um exame, depois de todo o estudo dos dias anteriores.
Praticar
Por mais preparado (ou menos preparado) que um aluno esteja, é sempre útil resolver fichas, exames anteriores e exercícios sobre essa matéria. A prática faz a perfeição e ajuda a combater a ansiedade. Se o aluno consegue resolver em casa, ele também consegue resolver na escola.
Programar o tempo
Na hora da verdade é preciso chegar a tempo e horas ao exame, ler bem o que é pedido no enunciado e perguntar ao professor em caso de dúvida. Para não se perder em determinadas respostas o aluno deve olhar para a cotação das perguntas, escolher as mais importantes e estipular um tempo para responder a cada uma delas.