Não faltam motivos para adotar um cão. Seja um cão de raça ou um cão apelidado de “vira-lata”, ter um cão por casa traz-lhes muitas vantagens e alegrias. Estas são as principais.
Recompensa
Ao adotar um cão está a dar um lar a um cão abandonado e está a recompensar-se a si mesmo: depois de dar uma alegria a um animal, este acabará por dar-lhe toda essa alegria e amor de volta. Não sabe bem que é que salva quem.
Fidelidade
O cão abandonado ser-lhe-á fiel até aos ossos. Depois de tudo o que ele passou, você é o seu salvador, a quem ele nunca irá falhar. A ligação criada entre os dois é enorme.
Ensinamentos/treino
O cão adotado já foi educado e já tem uma personalidade vincada. Não precisará de gastar muito tempo a ensinar o seu cão a comportar-se bem.
Poupança
Adotar um cão fica-lhe de graça e a alegria que este lhe dá não tem preço. Os tratamentos de saúde devidos já foram feitos pela instituição de adoção. Comprar um cão de raça fica-lhe caro e exige-lhe mais tempo, paciência e trabalho.
Resistência
Um cão adotado tem anos de vida e de fortalecimento da sua resistência nas ruas, sem ajuda externa. Em princípio (dependendo das raças), ele tem mais resistência do que um cão comprado nas lojas de animais.
Segurança
Um cão é o melhor alarme que pode ter. Um cão que foi adotado tem já experiência de rua e estará sempre pronto a defendê-lo a si e ao seu lar. Confira as raças de cães de guarda existentes.
Flexibilidade/adaptação
O cão adotado é mais flexível. As mudanças de habitação, de ambiente e de temperatura não lhe fazem grande diferença. Ele já se adaptou a muita coisa durante a sua vida.
Contributo
Ao adotar um cão está a contribuir para a diminuição do abandono animal, do número de atropelamentos na estrada e de eventuais problemas de saúde pública.
Se ficou convencido com estas razões para adotar um cão fique a par da adoção de cães em Portugal.