Confira as frases que não se devem dizer aos professores na escola, para não se entrar na lista negra destes. Em caso de dúvidas, lembre-se: primeiro pensar, só depois abrir a boca.
Além de dar aulas, o professor trabalha?
Se quer ofender o professor pode utilizar estra frase. Todavia nós não o aconselhamos.
Quantos dias posso faltar à sua aula?
Esta pergunta até pode ser útil mas cabe ao aluno descobrir o limite de faltas justificadas. Perguntar isto a um professor é uma ofensa direta.
Podia dar-me positiva/nota 10?
O professor não é o Pai Natal, a quem se faz pedidos. A nota até pode ser discutida na auto avaliação, mas nunca pedida. O aluno tem a nota que ele se esforçou para obter.
Poderia adiar o teste/trabalho?
O aluno tem de saber organizar o seu tempo de estudo e de vida pessoal. Ao longo da vida será preciso responder a inúmeros prazos e não haverá flexibilidade alguma.
O que vai sair mesmo no teste?
Um professor não lhe vai dizer quais as perguntas que saem no teste. Nem adianta tentar perguntar. Faz parte da estratégia de ensino ler todos os capítulos e assimilar a matéria no geral, como um todo.
Respondi exatamente como o professor ensinou na aula. Você deve estar errado então.
O aluno pode e deve inquirir o professor quando tem dúvidas na correção de um teste ou trabalho. Porém, colocar o conhecimento e a palavra do professor em causa, entrando em conflito com este, não traz bons resultados. Na maior parte dos casos foi o aluno que interpretou algo errado.
Não posso entregar o trabalho porque o cão rasgou-me o trabalho
Nada de dar desculpas esfarrapadas. Isto só faz com que o aluno seja visto como preguiçoso pelo professor.
Não sabia que havia trabalho a entregar
O professor disse-o claramente na aula e só você é que não ouviu? Com esta afirmação o professor percebe logo que o aluno está na aula unicamente a ocupar cadeira, sem ter a mínima preocupação ou noção do que se dá na sua aula.