Os sintomas da depressão na adolescência podem ser difíceis de se detetar, dado ser uma idade complicada, onde os jovens se fecham e evitam o contacto com os outros. No entanto, existem alguns sintomas clássicos que podem ser sinais de alerta quanto à depressão na adolescência.
Tristeza persistente
Quando o jovem está triste continuadamente e chora sem razão aparente.
Irritação frequente
Quando o adolescente está irritado, ou irritado e triste, durante a maior parte do dia na maioria dos dias da semana, durante pelo menos duas semanas ou mais.
Apatia e isolamento
Quando se perde o interesse pela escola, pela família, pelos amigos ou por aquilo que se gosta normalmente.
Baixa autoestima
Quando o adolescente se sente em baixo e se auto menospreza, sentindo-se culpado de coisas pelas quais não tem culpa nenhuma.
Mudanças no sono
O adolescente pode dormir demasiado, e mesmo assim ter pouca energia, ou então dormir pouco, sofrendo de insónias.
Alterações no apetite
Pode suceder a perda repentina de apetite e de peso ou então existir a vontade de comer muito, ganhando-se peso.
Mal-estar constante
Aqui inserem-se as dores de cabeça e de estômago, a falta de concentração, a ansiedade, a agitação.
Comportamentos de risco
A depressão na adolescência pode-se manifestar em abuso de álcool e no consumo de drogas, em cortes, em queimaduras e outros comportamentos que demonstrem falta de interesse pela vida.
Tratamento
Lidar com a depressão na adolescência não é tarefa fácil. A depressão não desaparece simplesmente com a força de vontade, segundo os especialistas. O tratamento da depressão na adolescência passa muitas vezes pela medicação e pelo acompanhamento psicológico.
Será necessário falar com o adolescente quando este se sentir à vontade, e ouvi-lo atentamente, sem julgar, para tentar perceber as causas da depressão e o conseguir ajudar na depressão.