Se já conhece bem as tradições da Páscoa por Portugal, espreite agora as tradições da Páscoa pelo mundo.
Decorar ovos
A tradição de pintar ovos cozidos na Páscoa é celebrada um pouco por todo o mundo. A origem é oriental, mas verifica-se especialmente em países como a Alemanha, Áustria, Hungria, Bélgica, Suíça. Os ovos são o símbolo da Páscoa, por significarem vida e nascimento.
Há até quem organize corridas de ovos, onde o que rolar o ovo rua abaixo mais longe sem o quebrar é o vencedor.
Caça ao ovo
Nos Estados Unidos e Canadá realizam-se brincadeiras como a caça ao ovo, onde os ovos de chocolate são escondidos no quintal ou em casa, para as crianças os descobrirem. Este é até um evento da comunidade, feito em jardins ou praças públicas.
Coelhos
Nalguns países é até um coelho (símbolo de fertilidade) que aparece representado a trazer os ovos da Páscoa numa cesta. Na Suécia, na Alemanha, na Áustria e na Suíça, o símbolo da Páscoa é uma lebre e não o coelho.
Já na Austrália, o símbolo da Páscoa é o bilby, um marsupial que ao contrário do coelho está em extinção no país, e que até se assemelha com um.
Na República Checa realizam-se corridas de coelhos. Um pouco por todo o mundo oferecem-se coelhos de chocolate.
Cores
No Bangladesh a Páscoa celebra-se com um festival de cores, onde se pintam os rostos das pessoas e não os ovos.
Oferendas
Na China realiza-se o 'Ching-Ming', que consiste em visitar os túmulos dos ancestrais e fazer oferendas como refeições e doces, para saciar os ascendentes e estes ficarem contentes com os seus descendentes.
Representações
As representações do martírio de Cristo são realizadas pelo globo fora. Na Andaluzia as pessoas vestem-se com capuzes bicudos a lembrar movimentos racistas e carregam tochas, enquanto nas Filipinas milhares de fiéis se auto flagelam à imagem do sofrimento de Jesus.
Lutas
Em El Salvador celebra-se uma tradição chamada Talciguines, onde as pessoas fantasiadas simulam lutas entre Jesus e o diabo, onde o bem sai vencedor.
Fantasias
Na Suécia a Páscoa assemelha-se ao Halloween, com as crianças a fantasiarem-se e a saírem de casa à procura de doces. Também se costumam fazer ovos de papel na Suécia, com chocolates e balas por dentro.