A sociedade tende a valorizar pessoas extrovertidas mas ser uma pessoa introvertida tem as suas vantagens, mesmo que mais discretas (naturalmente). Leia 8 vantagens de ser introvertido e dentro de si permita-se a concordar ou não com elas.
Criatividade
Uma pessoa introvertida é imaginativa e refugia-se em mundos interiores com frequência, o que lhe permite pescar ideias, soluções e até obras de arte com facilidade.
Focalização
As pessoas introvertidas tem muita apetência para se concentrarem nas tarefas a realizar, focando-se até principalmente no essencial. Elas são capazes de assimilar grandes quantidades de informação.
Decisão
Outra vantagem das pessoas introvertidas é o poder de decisão. Elas sabem ouvir e estabelecer diferentes relações mentais sem grande esforço, o que permite dar respostas mais substanciais e tomar decisões mais deliberadas.
Autossuficiência
Uma pessoa introvertida pode muito bem trabalhar sozinha, sem depender de outros. Geralmente também não se julga pelo que as outras pessoas pensam dela.
Observação
Com um grande poder de observação e análise, elas podem reparar em pormenores que escapam a grande parte das pessoas.
Tempo
Sem a pressão de ganhar aprovação e atenção, as pessoas introvertidas conservam mais energia e podem gastar o tempo que lhes sobra a construir relações profundas com algumas pessoas e a fazer o que mais lhes convém.
Paciência
Muitos empregadores valorizam a capacidade de trabalho das pessoas introvertidas. Elas habitualmente são calmas, sabem ouvir e pensar antes de agir. Um senhorio também aprecia as capacidades deste tipo de pessoa.
Liderança
Como pensam com cuidado, as pessoas introvertidas podem dar bons líderes. Elas têm disposição para ouvir e implementar ideias de outros. Alguns exemplos de pessoas introvertidas são Gandhi, Eleanor Roosevelt, Al Gore, Warren Buffet, Charles Darwin, Marcel Proust e Albert Einstein.
Estima-se que 15 a 20% da população mundial nasce com predisposição à introversão.