Ser o irmão mais novo tem mais vantagens do que pode pensar. Existem pelo menos 8 vantagens em se ser o irmão mais novo da família.
Proteção e mimo
Os filhos mais novos têm uma proteção e um tratamento especial dos pais por serem os mais pequenos, os benjamins das famílias, que mais alegrias dão aos pais. Os próprios irmãos mais velhos protegem e ajudam os seus irmãos mais pequenos frequentemente.
Centro de atenções
Como benjamim da família, o filho mais novo é um centro de atenções, que além de todo o mimo que recebe, cresce envolvido em amor, de forma a ser uma pessoa amigável, alegre e encantadora.
Amor
Como o irmão mais novo é sempre a criança que nunca envelheceu para os pais, ele tem então um atenção especial. Crescer abrigado em amor permite também oferecer mais amor com o passar dos anos. O irmão mais novo sabe o que é o amor e sabe então como o dar e mostrar. É a pessoa que o mundo está a precisar.
Liberdade
Quando chega o segundo ou último filho, os pais já têm mais experiência na aventura da paternidade, dando mais liberdade ao irmão mais novo, deixando-o crescer mais relaxadamente.
Facilidades
O irmão mais novo pode usar as roupas do irmão mais velho e o seu material escolar, entre outros. Estas facilidades são mais uma vantagem económica para os pais do que propriamente para o irmão mais novo, mas o irmão mais novo pode sempre beneficiar com o que o irmão mais velho já teve ou fez. Como os preços diminuem ao longo dos anos, o irmão mais novo pode receber coisas que simplesmente não eram possíveis de ser oferecidas ao irmão mais velho.
Beleza
Esta vantagem é discutível mas existem estudos que afirmam que o irmão mais novo é o mais bonito da família, com um quociente de beleza superior em 2,3 pontos ao irmão mais velho (de acordo com um estudo norueguês).
Criatividade e inovação
O irmão mais velho já tem o seu lugar e caminho estabelecido. O irmão mais novo pode contar com a sua experiência e exemplo, mas tem sempre de se desenrascar por si mesmo, de abrir o seu próprio caminho. Isso leva a que ele desenvolva a sua criatividade, com novas ideias, aliadas ao exemplo dos irmãos precedentes. Beethoven e Copérnico são dois exemplos de filhos mais novos muito inovadores.
Risco
Outros estudos norte americanos indicam que os filhos mais novos são mais corajosos, já que estão mais dispostos a correr riscos, como praticar desportos radicais.