Para viajar com o seu animal de estimação tem de ter alguns cuidados. Estas dicas para viajar com animais reúnem tudo o que precisa de saber de importante para levar consigo o seu membro de família mais felpudo.
Avião
Antes de viajar com animais deve consultar as políticas de transporte das companhias aéreas onde pensa viajar.
Destino
Precisa também de estar ao corrente dos requisitos do país de destino relativamente à entrada de animais. O recomendando é confirmar estes requisitos junto da embaixada desse país em Portugal.
Documentos
Para viajar com animais na União Europeia precisa de fazer um passaporte para o animal de estimação num veterinário certificado pela Direcção-Geral de Veterinária (DGVet). Já para viajar com animais para fora da União Europeia, é necessário um certificado veterinário da DGVet que garanta que o animal cumpre as condições de saúde e vacinação. Tire cópias destes documentos caso seja necessário para apresentação.
Check-up
Como precisa do passaporte ou certificado deve visitar um veterinário certificado pela DGVet e fazer um check-up de rotina ao animal.
Alimentação
Não alimente o animal nas quatro horas antes da viagem para ele não viajar de estômago cheio. Para água, até uma hora antes. Leve alguma comida que o seu animal goste para os primeiros dias e depois compre essa comida no país de destino.
Transporte em porão
Prenda o animal antes de ir para o aeroporto, que é um ambiente stressante. Ele deve ter espaço para se levantar e voltar e um elemento que lhe é familiar junto a si, como a sua manta habitual (não coloque nada que o possa magoar). Pode dar um suplemento ou deitar um spray para relaxar o animal para a viagem. Use caixas de transporte aprovadas pela companhia aérea.
Inclua informações como o destino e voo na coleira do animal, caso este se escape à transportadora. Escreva “Live Animal” na caixa transportadora e setas para indicar qual o sentido em que ela deve ser orientada. Pode ainda colocar o número de voo, o destino, o seu nome, contacto e foto do animal.
Fotografia
Leve uma fotografia do seu animal de estimação consigo na eventualidade de se enganarem no seu transporte.
Kit de socorros
Leve também um pequeno kit de primeiros socorros para o seu animal.
Hotéis
Fique num hotel que seja “amigo dos animais”, com condições e serviços especiais para animais, com restaurantes e bares ao ar livre e que fique perto de um espaço verde para caminhar com o seu animal.
Conheça mais dicas de como viajar com os animais.