Hipertensão arterial, diabetes, colesterol alto, obesidade. Temos a sua atenção? Então conheça 9 maus hábitos alimentares que deve evitar a todo o custo.
Comer excessivamente
Muita gente come até sentir o seu depósito cheio. Comer como um abade deve ser guardado apenas para ocasiões solenes e não para o dia-a-dia.
Comer depressa
Comer depressa é um mau hábito alimentar pois ao não mastigar a comida está a deixar mais trabalho para o seu sistema digestivo e a levar mais ar para o estômago.
Comer emocionalmente
Não se deve comer sem realmente se ter fome, só para compensar alguma falha no humor.
Não beber água
Deve sempre beber água às refeições, mas ter o cuidado de não beber muita.
Falhar o pequeno-almoço e caprichar ao jantar
Mais de 10% dos portugueses não tomam o pequeno-almoço e os outros 90% raramente fazem desta a verdadeira refeição mais importante do dia-a-dia. Estima-se que 50% dos portugueses ingerem mais calorias ao jantar do que almoço ou pequeno-almoço.
Comer alimentos pré-preparados
A vida passa rápido, não há sempre tempo para cozinhar. Compreende-se. Mas não se deve abusar de alimentos pré-cozinhados pois o nível nutricional destes não se compara à comida caseira feita na hora, e o nível de gorduras, sal e açúcares também não.
Comer Doces e snacks
Gosta de ver um filme e comer batatas fritas de pacote? De comer saborosas bolachas durante o trabalho? De experimentar os novos bolos da pastelaria? De trincar umas guloseimas aqui e ali? São pregos para o caixão da sua magreza, pelo que deve evitar os mesmos e incentivar as crianças a comer o menos possível destes.
Beber refrigerantes
Os refrigerantes estão cheios de açúcar. Alguns trazem quantidades de açúcar na casa dos 20, 30 e 40% pelo que deve olhar para a garrafa ou lata e imaginar que está a comer literalmente essa percentagem de açúcar. Mesmo os refrigerantes light trazem aditivos nocivos ao organismo. Muitas vezes recorre-se a bebidas açucaradas depois de fazer exercício, mas é um hábito contraproducente.
Comer antes de deitar
Este hábito leva a uma má noite de sono e a uma má digestão.