As tradições de aniversário variam de país para país. Comemorar o aniversário não se resume a soprar as velas e a comer o bolo aniversário em determinadas partes do mundo. Na verdade, existem tradições de aniversário bem mais peculiares pelo planeta fora.
Canadá
Nas províncias atlânticas do Canadá deita-se manteiga no nariz da criança aniversariante para dar boa sorte (já que quem está escorregadio consegue fugir aos infortúnios). Também se coloca uma moeda no bolo e quem a encontrar começa os jogos de diversão.
Nepal
Em vez de manteiga, no Nepal coloca-se uma mistura de iogurte colorido e arroz na testa, para dar boa sorte.
Dinamarca
Na Dinamarca hasteia-se a bandeira do país à porta de casa para todos saberem que se celebra um aniversário. Se o aniversariante for uma criança, os presentes colocam-se á volta da cama para ela acordar com alegria. Já os adultos reúnem dezenas de amigos à mesa (às vezes até mais de uma centena) e celebram o aniversário por cerca de 6 horas.
Hungria/Brasil
Em certos países, como a Hungria e o Brasil, os familiares podem puxar a orelha do aniversariante várias vezes (uma vez por cada ano que este vive).
Grã-Bretanha
Em vez de puxar as orelhas, na Grã-Bretanha pode-se levantar o aniversariante no ar, tantas vezes quanto o seu número de aniversários.
China
Na China os aniversários celebram-se com o ano novo chinês e a tradição manda comer massa muito comprida, pois esta representa uma vida muito longa.
Coreia
Na Coreia os pais colocam bolos de feijão vermelho em quatro locais específicos da casa para dar sorte ao filho aniversariante. Na festa de aniversário come-se um bolo de feijão vermelho e preto.
Nigéria
Na Nigéria o bolo não é a peça central do aniversário. Em vez disso assa-se uma vaca ou um cordeiro inteiro e come-se arroz jollof, com tomate, pimento e cebola.
Jamaica
Na Jamaica é tradição atirar-se farinha à cabeça do aniversariante, todos os anos.