9 Truques Simples para Superar o Medo de Falar em Público

Por:

Falar em público é um atributo profissional importante, que convém saber dominar. Veja como falar em público sem ficar nervoso, com estes 9 truques simples para superar esse medo.

Preparação

Para falar em público com segurança é preciso dominar o tema em questão. A preparação é fundamental, ajudando a ganhar confiança e a dominar a ansiedade. Fale ao espelho, perante uma câmara ou conhecidos, para treinar a apresentação.

Suportes

O PowerPoint é uma bengala eficaz para a apresentação, mas existem outras bem simples, como uma caneta na mão, para aqueles que não sabem o que fazer com as mãos e precisam de expulsar o nervosismo de alguma forma. Não deve é fazer constantes malabarismos com a caneta, ou estar sempre a abrir e a fechar o bico da caneta.

Segurar alguma coisa dá sempre alguma segurança, pelo que se precisar segure um botão ou um clip dentro do bolso de vez em quando.

Personagem

Se possível, pode criar uma personagem para a apresentação e se apresentar como ela, evitando o nervosismo da exposição sobre si.

Música

Para libertar a audiência e a si próprio, pode colocar uma música com relação ao tema para iniciar a apresentação, dando o contexto e a devida explicação da sua utilização.

Respiração

A respiração é um dos maiores medos na hora de falar em público. A pessoa pensa que lhe vai faltar o ar e se engasgar, caindo no campo do nervosismo. Antes de começar a apresentação deve respirar fundo, retendo o ar por 4 segundos, 3 ou 4 vezes.

Entrada

Entre em palco com determinação e confiança, para despertar as mesmas em si.

Voz

Imagine que está a representar uma peça. Fale calmamente para facilitar a pronúncia das palavras, mas com diferentes volumes e velocidades consoante o texto, para evitar cair na monotonia e perder o público.

Contacto visual

Se não conseguir olhar para o público diretamente, encare a última fila, que normalmente está vazia, ou imagine uma lá ao fundo de todas que esteja.

Audiência

Procure sempre a audiência que está a reagir bem à apresentação e fuja aos olhares mais desatentos e negativos.

Atualizado em 13/01/2014