Alan Turing, nascido na Inglaterra a 23 de Junho 1912, foi um matemático, criptoanalista e cientista da computação. Alan Turing é considerado por muitos um dos pais do computador moderno muito graças à sua máquina de Turing, um precursor do computador. O contributo de Alan Turing foi essencial no desenvolvimento da ciência da computação, tendo mesmo formalizado termos como "algorítmo" e "computação". Em 2012 comemoram-se os 100 anos do seu nascimento.
Biografia de Alan Turing
Alan Turing nasceu em Londres, na Inglaterra, em 1912 e cedo desenvolveu uma inclinação para a matemática e já se lhe reconheciam traços de genialidade, quem nem sempre foram bem recebidos pelas escolas por onde passou. Eventualmente, e com apenas 22 anos, Turing licenciou-se em Matemática com méritos no King's College, em Cambridge.
Turing trabalhou durante a II Guerra Mundial na Code and Cypher School, do governo britânico, ajudando a decifrar códigos alemães. Turing é hoje visto como o pai da informática e da inteligência artificial.
Morte de Alan Turing
Humilhado e afastado do trabalho que amava por confessar a sua homossexualidade, então proibida na Inglaterra, os seus últimos anos de vida não foram fáceis, e incluiram um tratamento hormonal. Alan Turing foi encontrado morto a 8 de junho de 1954, tendo falecido no dia anterior, de envenenamento com cianeto, e embora sua mãe tenha alegado envenenamento acidental, a teoria mais amplamente aceite é a do suicídio de Turing.