No verão para favorecer o bronze, a ingestão de alimentos ricos em carotenóides e antioxidantes permite ter um bronzeado mais intenso, com mais facilidade e rapidez.
Dieta para bronzear
A base da dieta para bronzear deve ser rica em nutrientes que favoreçam a produção de melanina nos dois meses anteriores à exposição solar. O bronzeado é mais rápido e mantém-se durante mais tempo. É aconselhável a diminuição de gorduras e hidratos de carbono e o aumento da ingestão de frutas e verduras.
Alimentos e nutrientes essenciais para ficar bronzeada
Carotenóides
São substâncias responsáveis pela cor vermelha, amarela e laranja de certos alimentos e com propriedades benéficas para a saúde, nomeadamente da pele. O betacaroteno, também chamado de pró-vitamina A, é o mais conhecido, mas a zeaxantina, o alfacaroteno, a betacriptoxantina, o licopeno são outros carotenóides com capacidade para ativar a produção de melanina e proteger a epiderme dos efeitos nocivos dos raios ultra-violeta já que combatem os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento celular.
Encontram-se em alimentos como os espinafres, tomates, abóbora, pimento vermelho, agrião, acerola, pêssegos.
Betacaroteno
Pigmento vegetal é convertido pelo organismo em vitamina A ou retinol que estimula a produção de melanina. Tem um papel fundamental na visão, contraria os efeitos do envelhecimento celular e tem um efeito positivo nas doenças cardiovasculares.
Encontra-se na cenoura, damasco seco, polpa de tomate, batata-doce, nêspera, melão, couve-galega, repolho, papaia, kiwi, agrião, espargos, espinafres, nabos, brócolos.
Licopeno
Aumenta a capacidade de resistência aos raios ultravioletas e reduz as probabilidades de contrair cancro da próstata, estômago, pulmão e colo do útero.
Está presente no tomate fresco, melancia, na cenoura e na papaia.
Luteína
Protege a pele e os olhos das radiações solares.
Encontra-se nos espinafres, couves-de-bruxelas, algas, ervilhas e alface.
Zeaxantina
Tem um feito protetor dos raios ultra-violeta.
Encontra-se no milho, nectarina, papaia, laranja, melão, brócolos, maçã e pêssego.
Ómega 3
Os caratenóides são substâncias lipossolúveis, isto é, dissolvem-se na gordura, pelo que consumir uma percentagem das chamadas gorduras boas, estimula a sua absorção pelo organismo.
Estão presentes no salmão e sardinha, ajudam a reparar os efeitos nocivos do sol e a manter o tónus da pele.
Antioxidantes
Protegem a pele dos efeitos dos radicais livres e evitam o seu envelhecimento precoce. A vitamina C, E e o betacaroteno são antioxidantes bem conhecidos.
Estão presentes nos chás verdes e preto, maçãs, couve, cebolas, derivados da soja, salsa, beringela e pimenta.
Vitamina C
Favorece a formação de novo tecido cutâneo e protege a pele dos radicais livres, evitando o seu envelhecimento prematuro. É vital para a produção de colagénio e tem uma função importante na cicatrização de feridas e queimaduras.
Encontra-se nos citrinos, couves-de-Bruxelas, morangos, pimentos, espinafres, pêssegos, salsa, couves, nabiças, bróculos, agrião, morangos.
Vitaminas do complexo B
Essenciais na manutenção do metabolismo das células, nomeadamente dos tecidos conjuntivos e mucosas, estas vitaminas ajudam a manter a saúde da pele, do cabelo e das unhas.
Encontram-se no pão e cereais integrais, carne, leite, ovos e verduras verde escuras.
Vitamina E
Combate os radicais livres, fortalece as paredes dos capilares e previne os danos causados pelo excesso de exposição solar.
Encontra-se na soja, gérmen de trigo, óleos vegetais, frutos secos, abacate.
Zinco
Contribui para a renovação da pele.
Encontra-se nos frutos do mar, ostras, aves e cereais, nozes.
Selénio
Está associado à vitamina E, é um antioxidante que ajuda a manter a elasticidade dos tecidos e a compensar os danos causados pelo sol.
Encontra-se no gérmen de trigo, cereais integrais, peixe, levedura de cerveja e nozes.
Consulte ainda o artigo sobre como manter o bronzeado.