Se estiver indeciso na compra de um aparelho de ar condicionado portátil, deve considerar as suas principais características.
Como funciona?
Uma unidade de ar condicionado portátil funciona como as restantes unidades consideradas convencionais. Para expulsão do ar (quente ou frio), ele precisa de uma saída para o exterior (tubagem já incluída). À semelhança dos restantes aparelhos, ele armazena água com o seu funcionamento. A maior parte dos aparelhos portáteis apresenta um reservatório de água com uma capacidade que varia conforme a sua potência. Neste existe um nível que deteta a aproximação do limite, assim, o ar condicionado é desligado, esperando que se esvazie o reservatório.
Como instalar?
A instalação do ar condicionado é feita pela própria pessoa, bastando ter o cuidado de respeitar a saída do aparelho para o exterior.
Vantagens e desvantagens do ar condicionado portátil
Como vantagens, este tipo de ar condicionado apresenta:
- Flexibilidade, sendo portátil entre divisões ou casas.
- Comodidade, ao permitir climatizar um espaço interior sem instalação no exterior (regras de condomínio podem não permitir a instalação de ar condicionado exterior).
- Renovação do ar
- Não precisa de instalação especializada.
Já nas desvantagens encontramos:
- Produção moderada de ruído.
- Consumo elétrico superior.
- Potência limitada.
- Se o reservatório encher por completo, o aparelho desliga-se.
Ar condicionado portátil: preços
Se está a pensar comprar um aparelho de ar condicionado portátil fique a saber que o preço anda normalmente entre os 250 e os 900€. Se optar por comprar usado, a unidade de ar condicionado portátil fica sempre mais barata.
Para saber a potência do aparelho a adquirir pode utilizar uma calculadora de BTU (British Thermal Unit - Unidade Térmica Britânica), onde se determina a potência de refrigeração consoante o espaço em questão.
Uma alternativa ao ar condicionado portátil é o ar condicionado inverter.