Elaborar uma lista com as melhores frases de Pinto da Costa não é fácil. O presidente com mais títulos do futebol mundial, que já celebrou 33 anos de presidência do FC Porto, é mais conhecido pelas ironias e algumas tiradas (umas mais conseguidas que outras) que tentamos compilar de seguida.
Frases Emblemáticas de Pinto da Costa
- "Os ataques de Vale e Azevedo preocupam-me tanto como a caspa".
- "O Deco é invendável, inegociável e imprestável".
- "Há em Lisboa, muitas coisas bonitas, a delegação do FC Porto, os Jerónimos, muitos portistas".
- "Se há brasileiros a mais não é no FC Porto, é no departamento de quem escolhe o Ricardo para guarda-redes da seleção nacional!"
- "Na verdade, estava a caminho das urgências, quando passei pela morgue e vi que lá estava grande parte do Benfica. Aí, melhorei e vim embora". (aquando do rumor que tinha tido um enfarte e seguia para o Hospital da Luz).
- No Portugal - Suíça, jogado no estádio das Antas, a contar para o apuramento para o Mundial dos EUA (94), João Pinto enviou a bola à trave da própria baliza ao tentar fazer um corte. Comentário do presidente Portista: “- Chutou à barra? Ah, foi para não ceder canto...”
- À saída de um talk-show televisivo em que foi convidado, respondendo à pergunta do jornalista se era um anjo no futebol: "Anjo, não sei se sou ou não, mas anjinho não sou de certeza".
- "Se pagarem 39,9 milhões eu ponho o euro que falta" - referindo-se à transferência de Quaresma, que acabaria por rumar ao Inter de Milão num negócio de 19 milhões mais o passe de Pelé e não pelos 40 milhões da claúsula de rescisão.
- "Não há impossíveis no futebol e a prova disso foi o Benfica ter levado 7-0 do Celta de Vigo"
- "Não quero um treinador que chegue ao clube e que quer mudar tudo, fazendo tudo à sua maneira. Aconteceu-me uma vez. Disse-lhe: Arranja outro presidente!"
- "Carlos Paredes??? Não! Para que é que o Porto precisa de um guitarrista de fado? Ainda por cima já com alguma idade!" – quando foi confrontado com o boato do FC Porto estar interessado no trinco paraguaio Carlos Paredes.