Para aumentar a velocidade da internet de forma gratuita pode tentar seguir alguma das seguintes dicas. Em ligações rápidas de internet estas sugestões podem não surtir efeito, mas em ligações mais débeis podem fazer a diferença.
1. Atualize o seu navegador
Escolha o melhor navegador de internet para si e mantenha-o sempre atualizado e limpo. Faça regularmente uma limpeza de cache, de histórico e cookies. Manter o antivírus atualizado também é importante, já que os vírus podem deixar o computador bastante lento.
2. Abra poucas janelas
A velocidade da internet pode ser condicionada pelo número de janelas abertas. Prefira abrir novos separadores e não em grande número, para utilizar menos recursos. Da mesma forma, não sature a memória do seu computador com muitos programas abertos simultaneamente.
3. Instale só os plugins necessários
Instalar muitos plugins pode molestar a velocidade da sua ligação. Opte por instalar só os realmente necessários.
4. Experimente programas de aceleração
Existem programas gratuitos que tentam aumentar a velocidade da internet do utilizador, através da melhoria da velocidade de transferência de arquivos e do tempo necessário para carregar as páginas.
Por norma, estes aceleradores funcionam melhor em ligações frágeis, sendo o Ashampoo Internet Accelerator e o Simple Net Speed, alguns dos mais conhecidos e recomendados.
5. Feche os programas que consomem largura de banda
Se utiliza programas peer-to-peer (Utorrent, Emule, Soulseek, etc.) desligue-os para aumentar a velocidade de navegação (quando estiver a ver um vídeo por streaming por exemplo).
Se por outro lado acha que os seus downloads são lentos, tente-os fazer em horários calmos como a manhã e experimente programas de aceleração como o Free Download Manager.
6. Mantenha os drivers atualizados
Esteja atento a atualizações de drivers (como da placa de rede) já que estes também pesam na velocidade da ligação. O mesmo se pode dizer para o firmware do router (o router pode até nem suportar a velocidade contratada).
7. Fornecedor de internet
Teste a velocidade da sua internet em sites como o Speedmeter e constate se esta vai de encontro à velocidade por si contratada. Tenha em atenção a diferença entre megabits (Mb) e megabytes (MB): 1 byte = a 8 bits. Se as velocidades não coincidirem, pode tentar pedir um aumento de sinal.
8. Verifique os fios
Veja se todos os fios estão em condições, conectados corretamente e utilize a ligação por cabo em detrimento da ligação sem fios se tiver essa escolha.