Dormir pouco ou dormir mal não traz nada de bom, existindo um preço alto a pagar durante o dia. Para ganhar em saúde, performance, segurança e produtividade deve procurar eliminar alguns maus hábitos de sonos.
Beber em demasia
Apesar da importância de beber muita água, deve minimizar a quantidade de líquidos ingeridos depois das 20h se quiser dormir sem interrupções para ir à casa de banho. Já sabe que os inimigos do sono são o café, o álcool, o chá verde ou preto, o chocolate, as colas e refrigerantes com cafeína.
Fumar antes de dormir
Fumar é normalmente associado ao relaxamento mas na verdade funciona como um estimulante, à imagem da cafeína e do álcool.
Comer em demasia
Comer em demasia afeta também a digestão e o sono, impossibilitando muitas vezes uma boa noite de sono. Trincar algo antes de deitar sim, mas comer muito antes de se deitar não.
Encher o quarto de luzes e aparelhos
A luz e o ruído afetam enormemente o sono. Para estar atento e para ser produtivo no dia seguinte, é necessário manter um ambiente calmo e escuro. O ideal é desligar os aparelhos eletrónicos do quarto (telemóvel incluído) uma hora antes de se deitar.
Usar a cama para tudo
Se utilizar a cama para tudo, desde ler e-mails com o portátil nas pernas, a comer ou a jogar videojogos, o cérebro acaba por associar a cama a muitas atividades e rotinas, em vez de unicamente ao sono. O recomendado é cansar o corpo antes de se deitar.
Fazer exercício antes de dormir
Deve-se cansar o corpo com exercício físico, mas nunca antes de dormir porque o exercício desperta os níveis de adrenalina no organismo, afastando assim o sono. Um bom horário para fazer exercício é 6 horas antes de se deitar.
Olhar para o relógio
Um mau hábito de sono que deve evitar é olhar constantemente para o relógio durante a noite. Cubra o relógio e esqueça o bater do tempo pois estes só pioram a insónia.