A caixa automática tem vantagens como a condução ser mais confortável e mais prática para o condutor. Mas por outro lado existem desvantagens como o preço e a perda de controle do carro.
Prós da Caixa Automática
Apesar de inicialmente ser estranho para o condutor, o facto é que o sistema das mudanças automáticas é muito simples de usar. Quem tem dificuldade ou medo de conduzir, encontra na caixa automática um salvador. Para condutores com deficiências nas pernas, por exemplo, a caixa automática é uma ferramenta muito importante.
Além de mais fácil, eliminando o medo de fazer o ponto de embraiagem, a caixa automática torna a condução mais prazerosa, sobretudo na condução citadina, do sempre chato “pára-arranca”.
Outra vantagem da caixa automática está na poupança dos pedais e de transmissão.
Contras da Caixa Automática
Já nas desvantagens da caixa automática encontra-se a perda de controle do carro e da condução, já que o carro é quem controla as mudanças de velocidade e não o condutor, que deixa de ser quem comanda e se torna numa espécie de espetador.
Por outro lado, se a caixa automática poupa alguns componentes, ela aumenta o consumo de combustível e o preço da manutenção da caixa, sempre em oficina, podendo ser necessário colocar uma caixa automática nova integralmente em caso de avaria. A caixa automática pode causar mais desgaste nos pneus e nos travões, por exemplo.
De resto refira-se que os carros com caixa automática são menos comuns em Portugal do que os carros com caixa manual, o que os torna já em si mais caros.
Caixa Automática vs Caixa Manual
A diferença entre a caixa automática e a caixa manual deve ser bem ponderada pelo comprador de um carro. Como vimos, existem diferentes vantagens e desvantagens de utilizar a caixa automática na condução automóvel. Na opção entre um carro com caixa automática ou um carro com caixa manual, o condutor deve considerar quais são as vantagens mais importantes para o seu caso.