O calendário chinês é o registo cronológico mais antigo de sempre e tem por base os movimentos do sol e da lua, sendo, por isso, um calendário lunissolar.
Calendário Chinês e o Ano de 2016
No calendário chinês o ano de 2016 é o ano do macaco.
O ano de 2015 foi o ano cabra, que significa paz interior, tranquilidade. Já o ano de 2014 foi o ano do cavalo, do movimento.
No calendário chinês, os anos têm 354 ou 355 dias e os meses 29 ou 30 dias. Para solucionar a diferença entre os dias do ano solar e do ano lunar, os chineses adicionam meses em intervalos fixos. O arranque do novo ano, no calendário chinês, dá-se sempre com uma lua nova, entre 21 de janeiro e 20 de fevereiro. Com o ano da cabra de 2015 chega-se ao ano 4713 do calendário chinês.
Após a revolução de 1911, a República Popular da China adotou o calendário gregoriano, para efeitos oficiais. Contudo, o antigo calendário chinês ainda dita as festividades do povo chinês, que continua a comemorar as suas principais datas, como o ano novo.
Origem do Calendário Chinês
Não existem certezas sobre o período exato em que terá surgido o calendário chinês. O registo cronológico mais antigo data de 2637 a.C., no reinado do imperador Huang Ti, que terá introduzido o primeiro ciclo do horóscopo chinês. Contudo, há quem atribua a origem do horóscopo chinês ao período do Imperador Chang, 1600 a.C., devido à existência de achados arqueológicos com inscrições idênticas aos 12 símbolos.
Calendário Chinês de Gravidez
O calendário chinês de gravidez baseia-se na idade da mãe e no mês da conceção, para prever o sexo do bebé. Ainda que atualmente seja usado para prever o sexo do bebé já concebido, os chineses usavam-no aquando da conceção, como forma de escolher o sexo da criança, numa altura em que a China enfrentava graves problemas de sobre população e havia preferência pelo sexo masculino.
Horóscopo Chinês
Tendo por base os 12 animais atribuídos a cada ano do calendário chinês, surgiu o horóscopo chinês, que faz a subdivisão do mundo, formando o Astral Chinês. Os animais são o gato, cão, porco, rato, búfalo, tigre, gato, dragão, serpente, cavalo, cobra e macaco.