O calendário litúrgico católico pode-se dividir em tempo comum e tempo forte. O primeiro celebra o mistério de Cristo em plenitude, especialmente ao domingo, enquanto o segundo comemora momentos específicos como o Advento, o Natal, a Quaresma e a Páscoa. O Ano Litúrgico começa no primeiro domingo do Advento (aproximadamente 4 semanas antes do Natal) e acaba no sábado anterior a este.
Tempo Comum
O Tempo Comum tem início na segunda-feira seguinte ao domingo que acontece depois do dia 6 de janeiro e estende-se até à terça-feira anterior à Quaresma, inclusivamente. Depois, ele retoma-se na segunda-feira seguinte ao domingo de Pentecostes, terminando antes das vésperas do domingo do Advento. No total, são 33 ou 34 semanas que compõe o Tempo Comum.
Tempo do Advento
O Tempo do Advento inicia-se nas vésperas do domingo que acontece o dia 30 de novembro ou mais proximamente deste dia. Ele acaba antes das vésperas do Natal.
Tempo do Natal
O Tempo do Natal celebra-se desde as vésperas do Natal até ao domingo seguinte ao da Epifania ( domingo seguinte a 6 de janeiro inclusivamente).
Tempo da Quaresma
A Quaresma decorre da quarta-feira de Cinzas até à missa da ceia do Senhor.
Tempo Pascal
O Tempo Pascal compreende cinquenta dias do domingo da Ressurreição até ao domingo do Pentecostes, celebrando-se com grande alegria, como se fosse um único e grande domingo.
Em cada época do calendário litúrgico é utilizada uma cor, cada qual com o seu significado. Leia ainda as cores litúrgicas e o seu significado.