As casas pré-fabricadas são uma opção económica e prática para quem procura uma nova habitação. Podem ser construídas em diferentes formas e tipos de terrenos.
Tipos de Casas Pré-Fabricadas
O termo "pré-fabricada" determina que certas etapas do processo de construção decorrem de forma industrial, em série, no fabricante ou no próprio local. De casas pré-fabricadas modulares a casas manufaturadas (de construção mais barata, em linha de montagem), as casas pré-fabricadas podem adotar vários formatos e feitios, sendo uma casa de madeira um dos materiais e uma das formas de habitação de boa procura.
Legislação e Licenciamento
Uma casa pré-fabricada em Portugal segue os mesmos parâmetros legais que uma casa de construção convencional. O licenciamento deve ser feito na Câmara Municipal do terreno da casa. Apenas as casas móveis (como caravanas), sem ligações às redes de água, luz e saneamento se excluem de legislação.
Legislação importante: Decreto de Lei 555/99 e alterações com a Lei 60/2007.
Todos os pedidos de licenciamento devem englobar um projeto de arquitetura com plantas, cortes, alçadas, memória descritiva e pormenores de execução.
Financiamento
Os bancos podem criar reservas ao pedido de financiamento para uma casa pré-fabricada, por ser uma realidade ainda pouco conhecida em Portugal. Por norma, o sistema de financiamento é equivalente à construção de casas em alvenaria, devendo o interessado contactar o seu banco para o efeito.
Alguns bancos possuem uma linha específica de crédito para casas pré-fabricadas, como é o caso da CGD. Muitos fabricantes estabelecem acordos com os bancos, o que pode facilitar o acesso ao crédito habitação desejado.