Catarina Portas, natural de Lisboa, é uma jornalista e empresária portuguesa.
Como jornalista colaborou com “O Independente”, “Marie Claire”, “Diário de Notícias” e “Público” e foi autora e apresentadora de programas de televisão na SIC e na RTP. Tornou-se jornalista em 1988, trabalhando em rádio na Correio da Manhã Rádio e na Rádio Comercial.
Catarina Portas criou em 2004, na sequência de uma investigação para o projeto de um livro, o negócio “Uma Casa Portuguesa”. Em 2007, o projeto foi renomeado “A Vida Portuguesa” e dedica-se à descoberta e revitalização de ícones e marcas antigas portuguesas. “A Vida Portuguesa” tem duas lojas, uma em Lisboa e outra no Porto, sendo possível ver e encomendar a vasta coleção de artigos também na loja online.
Em 2009 criou outro projeto, o “Quiosque de Refresco”, no qual renovou alguns antigos quiosques lisboetas localizados no centro da cidade, recuperando os sabores e refrescos tradicionais da capital.
Catarina Sousa Lobo Martins Portas é irmã dos políticos Paulo Portas, ex-presidente do CDS-PP, e de Miguel Portas, antigo eurodeputado pelo Bloco de Esquerda.