Centro de Investigação da Fundação Champalimaud é um projecto privado de investigação médica. Foi inaugurado a 5 de Outubro de 2010, em Lisboa, próximo à Torre de Bélem.
Representa um investimento de 100 milhões de euros, retirados dos 500 milhões deixados em testamento por António Champalimaud, e que pretende combinar, em partes iguais, a investigação e o tratamento do cancro.
Investigação e tratamentos oncológicos
Implantado num terreno de 60.000 m2, o Centro de Investigação da Fundação Champalimaud assume-se como centro de investigação científica de referência no campo da biomedicina e como projecto de referência internacional para investigadores e académicos nacionais e estrangeiros desenvolverem projectos de excelência com aplicação clínica (prevenção, diagnóstico e tratamento), nas áreas das neurociências e da oncologia.
Prevê-se o atendimento de 300 doentes por dia, nos 50 gabinetes médicos e nas 33 boxes de quimioterapia do Centro de Investigação da Fundação Champalimaud.
O projecto de arquitectura do Centro de Investigação da Fundação Champalimaud foi desenvolvido pelo arquitecto Charles Correa.