A vida é curta, não devia conter arrependimentos. Mas a vida os tem e em grande quantidade. Com o fechar da cortina de uma vida, muitas pessoas se arrependem do que fizeram e do que não fizeram. Entre as coisas que as pessoas mais se arrependem antes de morrer encontramos as seguintes.
Expressar os sentimentos
Pode-se perder um pai, uma mãe, um filho, um irmão, um amigo, um amor de um momento para o outro. Não se dizer a essa pessoa o quanto ela é importante para nós e o quanto gostamos dela é um erro crasso.
Algumas pessoas desaparecem das nossas vidas sem rasto, simplesmente porque não lhes dissemos o que sentimos por ela na altura devida. Como normalmente nos arrependemos mais rápido daquilo que não fazemos do que aquilo fazemos, mais vale dizer a alguém o que realmente sentimos.
Guardar rancor
Muitas pessoas cortam relações e guardam rancores entre elas, devido a desentendimentos. Encher o coração e a mente de mágoa não faz bem a ninguém. É um desperdício de tempo.
Oportunidades perdidas
Há alturas na vida que temos de fazer escolhas. Ir por um lado ou por outro faz a diferença para o resto da vida. As pessoas tendem a escolher o caminho mais fácil e a arrependerem-se de não seguirem aquilo que as faz mais feliz.
Contactos perdidos
Perdem-se muito amigos pelo caminho. Não ter mantido o contacto com os verdadeiros amigos e ter perdido tempo noutras coisas é um arrependimento pontual.
Fazer o que se espera
Um arrependimento comum é fazer aquilo que a sociedade e a família espera da pessoa e não aquilo que ela realmente quer para si. Estudar, trabalhar, casar, ter filhos, reformar-se. Este é o rumo esperado pela sociedade para a vida da pessoa que quando dá por ela já está abandonada no lar de terceira idade sem ter aproveitado a vida.
Trabalhar demasiado
Tem faltado a momentos importantes do crescimento dos seus filhos por motivos de trabalho? Há momentos irrepetíveis. Tem trabalhado toda a vida para alimentar o sonho de outras pessoas e não o seu? Tem estragado a sua saúde por trabalhar demasiado? Tenha cuidado com este arrependimento.
Adiar sonhos
Muitas pessoas adiam tanto os sonhos que acabam por morrer antes de sequer os tentar alcançar.
Desistir
Por vezes basta insistir mais um pouco para se conseguir algo. Um arrependimento frequente é desistir de algo que se deseja, não se esforçar o suficiente.
Gozar a vida
Um arrependimento mais geral é não ter aproveitado a vida em si, esquecer o carpe diem. Amealhar dinheiro e não o gastar. Trabalhar e não se divertir. Ser negativo e não positivo, feliz. Olhar para o que não se tem e não aproveitar aquilo que já se tem.