As colocações de professores para 2012 são publicadas na sexta-feira, dia 31 de Agosto no portal do Sistema Interactivo de Gestão de Recursos Humanos da Educação (SIGRHE). O Ministério da Educação e Ciência ainda não confirmou qualquer hora para a publicação das as colocações de professores, mas os últimos anos as referidas colocações têm sido publicadas entre as 16h00 e as 17h00.
Após a publicação das listas com as colocações dos professores para o ano letivo 2012/2013, os professores terão até segunda-feira, 3 de setembro para confirmar a aceitação do horário e até terça -feira dia 4 de setembro para se apresentarem na escola onde foram colocados.
É importante relembrar ainda a alteração das regras de concurso às ofertas de escola em que a graduação dos candidatos valerá 50% (os outros 50% são da entrevista). Estes são horários que começam já a partir de 14 de agosto (inicialmente só escolas TEIP ou com autonomia). Serão colocadas no mesmo site da SIGRHE, onde também já existem ofertas para as AEC.
Professores sem Colocação (Horário Zero)
No concurso de 2012 os primeiros números apontavam para mais de 13 mil os professores sem colocação ou com horário zero. No entanto, o Ministério da Educação e da Ciência retificou a informação mais tarde, reduzindo o número de professores com horário zero para apenas 5733. Isto significa que esses professores estão sujeitos a concurso de mobilidade interna. Ainda assim, o número de professores sem colocações aumenta face ao ano letivo 2011/2012, quando 3749 docentes ficaram sem colocação.
A agravar esta situação estiveram as medidas de redução de despesa efetuadas pelo Governo, que continua a encerrar centenas de escolas anualmente. Em 2012 vão encerrar 239 escolas do ensino básico, depois de em 2011 já terem sido encerradas 297.