Confira a forma correta de como acariciar um cão. Abraçar ou fazer festas na cabeça são dois exemplos de comportamentos que os cães geralmente não gostam.
Aproximação
Aproxime-se do animal e estenda lentamente a parte traseira da mão (mão um pouco fechada) para este a farejar. Este gesto permite descobrir se ele está recetivo ou não a carícias. Isto percebe-se se ele não estiver a rosnar, a saltar ou a colocar o rabo entre as pernas e se ele olhar para a pessoa em vez da mão. Se o dono do cão estiver ao lado, peça primeiro permissão ao dono e pergunte onde e como deve fazer festas ao animal.
Carícia
Sem haver sinal de perigo, abra a mão com a palma e os dedos voltados para o pescoço do cão. Acaricie esta zona com calma, debaixo da boca. Como os cães são sensíveis na zona da cabeça, só deve tentar fazer festas no pescoço ou atrás das orelhas.
Zonas
Se tudo estiver a correr bem, pode passar para as costas e costelas, somente nas zonas onde há pelos. O cão poderá até inclinar-se e mostrar onde quer ser acariciado. Nada de movimentos bruscos, para ele não se sentir ameaçado.