A adesão à ViaCTT é gratuita para particulares e empresas. A ViaCTT é uma caixa postal eletrónica que permite a receção de correio em formato digital, remetido pelas entidades emissoras aderentes à ViaCTT, autorizadas pelo titular da caixa.
Como fazer o registo no ViaCTT?
O registo no ViaCTT pode ser feito de três formas: através do registo no site ViaCTT, numa estação de correios ou no Portal das Finanças.
Registo no site ViaCTT
Registe-se no site ViaCTT em “Adira Já” e depois envie os documentos de identificação pessoal indicados no registo para o serviço ViaCTT. Só após a validação da sua documentação pessoal, a sua caixa ViaCTT ficará ativa, recebendo confirmação no endereço de email indicado no registo.
Estação de Correio
Identifique-se presencialmente numa estação dos CTT e receberá um Código Temporrio de Utilizador. Aceda ao site ViaCTT e introduza o Código Temporário de Utilizador em “Acesso”. A sua caixa ficará ativa.
Portal das Finanças
Adira às Notificações eletrónicas no Portal das Finanças. A adesão efetuada por este modo identifica automaticamente o titular da caixa (seja pessoa particular ou pessoa coletiva), não sendo necessário qualquer identificação adicional com o serviço ViaCTT.
Vantagens do ViaCTT
- O correio fica organizado e arquivado por entidade emissora;
- Pode partilhar o correio com outros utilizadores do ViaCTT (disponível apenas para pessoas singulares);
- O destinatário recebe alertas por SMS e email da chegada de novo correio, estados dos pagamentos, entre outros avisos;
- Permite efetuar o pagamento sobre documentos rececionados (ex:faturas), para as entidades que tenham disponível este meio de cobrança na ViaCTT;
- Perrmite multi-acessos à caixa postal eletrónica para pessoas coletivas .