Desengane-se se pensa que pode aprender a nadar rapidamente sozinho. Como aprender a nadar é um processo demorado mas extremamente recompensador. O mais recomendado é aprender a nadar numa piscina com ajuda profissional, mas também pode aprender a nadar sozinho no mar, com cautela, perto da areia, onde pode aproveitar ainda o impulso das ondas.
Comprar material
Algum material como óculos de mergulho podem-no ajudar a sentir-se mais confortável na água, mas estas compras são opcionais.
Perder o medo da água
Primeiro de tudo, há que perder o medo de nadar. Comece por fazer pequenos exercícios de respiração na água e por aprender a flutuar. Em caso de pânico só tem de boiar de barriga para cima. Pode usar alguma ajuda de início para boiar e depois tente por si mesmo sem ajudas, até conseguir. Esta é a primeira etapa do processo de aprender a nadar passo a passo.
Posição de morto
Depois de saber flutuar de costas deve aprender a boiar de barriga, em posição de morto. Quando se sentir confortável nesta fase, comece lentamente a mexer as pernas por inteiro (não só dos joelhos para baixo).
Braços
Depois de mexer com as pernas tem de começar a mexer com os braços. Experimente “remar” com os braços. O movimento dos braços e das pernas mantém a cabeça sobre a água (a altura de inspirar). Mergulhe a cabeça enquanto repete estes passos: remar e chutar, tentando inspirar à superfície e expirar na água. Vai entrar alguma água nas suas vias respiratórias mas não se preocupe. Com o tempo conseguirá aplicar a técnica de respiração com facilidade.