Como Aumentar a Memória Interna no Android

Por:

Para aumentar a memória interna do smartphone Android e evitar problemas derivados de uma memória cheia, podem ser utilizados diferentes métodos.

Limpar a cache das aplicações

Cada aplicação guarda dados desnecessários que podem ocupar espaço precioso. Para limpar a cache das aplicações deve-se aceder às definições do telefone, seguido de aplicações e gestor de aplicações. Será necessário selecionar cada aplicação e limpar a cache individualmente.

Para limpar a cache a todas as aplicações de uma só vez podem ser utilizadas aplicações como a App Cache Cleaner.

Apagar aplicações nativas

Algumas aplicações de origem são desnecessárias para o seu utilizador. Uma forma de as apagar e de aumentar a memória interna do Android passa pela utilização da aplicação Titanium Back Up. Esta app necessita no entanto de acesso root, uma espécie de permissão de super utilizador do smartphone. Se não o possuir e o desejar, compreenda que existem vários e simples programas para fazer root no telefone, mas a operação acarreta eventuais riscos como a perda de dados e de garantia.

Transferir aplicações para o cartão de memória

Vá as definições e ao gestor de aplicações. Selecione uma aplicação. Consoante a versão Android instalada e o acesso permitido, pode usufruir ou não da opção Mover para cartão SD, que envia as aplicações para o cartão de memória, libertando a memória interna do smartphone.

Algumas aplicações fazem o envio de apps para o cartão SD como a App2SD. A aplicação não requer root e permite baixar apps diretamente para o cartão SD ou mover apps entre a memória interna e externa.

Já a aplicação Link2SD requer root mas permite mover praticamente todas as aplicações incluídas no Android.

Apagar aplicações e restaurar padrões de fábrica

Outras formas de esvaziar a memória interna passam por eliminar manualmente as aplicações que não são utilizadas no smartphone (selecionando desinstalar no gestor de aplicações), e por restaurar os padrões de fábrica, pois os dados das variadas aplicações e da utilização do telefone vão-se acumulando ao longo dos tempos, em diferentes diretórios, saturando a memória interna.

Para tal aceda a definições, privacidade, reposição de dados de fábrica (as localizações variam consoante a versão Android). As informações contidas no cartão mantêm-se, mas a memória interna será limpa de raiz.

Atualizado em 01/11/2013