Se tem dúvidas quanto às mudanças de bicicleta a utilizar, este artigo pode-lhe ser útil. De uma forma simples, ele explica como colocar mudanças na bicicleta.
Funcionamento das mudanças da bicicleta
Colocar uma mudança abaixo corresponde a meter uma mudança mais lenta, mais fácil de se pedalar. Uma mudança acima altera a velocidade para uma mudança mais rápida, mais difícil de se pedalar. Numa subida, por exemplo, deve-se colocar uma mudança baixa, à semelhança do que acontece com os carros. Só que ao contrário dos carros, as bicicletas têm duas alavancas, sendo necessário selecionar quais as engrenagens a usar à frente e atrás, para obter a combinação certa.
Como usar as mudanças da bicicleta?
O princípio a usar nas mudanças da bicicleta é de mudar de velocidade rodando os pedais sem aplicar força. Tal como no carro, uma mudança silenciosa corresponde a uma mudança bem metida, enquanto que uma mudança barulhenta é um mau sinal, pois a corrente pode quebrar.
A forma mais básica de usar as mudanças da bicicleta é:
Roda da frente (pedaleira)
- Roda pequena (nº 1) para subidas exigentes
- Roda média (nº 2) para planos e subidas ligeiras
- Roda grande (nº 3) para planos rápidos e descidas
Quanto maior for o prato à frente, mais difícil é de pedalar
Carretos, atrás
- carretos mais pequenos para as descidas
- carretos maiores para as subidas
- carretos do meio nas situações intermédias
Quando maior for o carreto, mais fácil é pedalar.
Não se deve combinar carretos grandes (o ideal para subidas) com rodas grandes (o ideal para descidas), por exemplo. Nunca se deve cruzar a corrente. Uma sugestão de utilização de mudanças que deixamos é:
Frente --> trás
1 --> 1-4
2 --> 3-6
3 --> 5-8