Os leilões de carros destinam-se maioritariamente a comerciantes de automóveis. Porém, os particulares podem também comprar um carro em leilão. Veja como.
Leilões do Fisco
Os leilões das Finanças compreendem vários bens, sendo o automóvel um dos mais procurados.
- No site das Finanças deve procurar por veículos existentes na localidade.
- Se encontrar uma viatura interessante precisará de fazer login com os dados do Portal das Finanças (número de contribuinte e senha) para entrar no leilão.
- Na ficha da viatura estão estipuladas as características do veículo, mas é recomendável marcar uma visita nas datas disponibilizadas antes de fazer uma proposta (que respeite o preço mínimo), assim como verificar o registo e processo do automóvel.
- A proposta de compra é feita online ou por carta fechada.
Leilões online
O público em geral pode comprar carros em leilões, em sites como o Motorleilões, fazendo autenticação na página e apresentando a maior licitação numa determinada viatura no final do leilão.
Aqui também é aconselhável marcar uma visita sem compromisso para tomar conhecimento do estado do veículo, se possível com um mecânico.
Dicas para comprar em leilão
Além de examinar sempre um carro e o seu historial, antes de fazer uma proposta, deve ter outros cuidados.
- Pense em eventuais despesas de restauração ou manutenção e faça todas as contas.
- Em leilão é fundamental não se levar pelas emoções e saber quando parar de licitar.
- Deve analisar bem se vale a pena comprar em leilão em comparação com a compra normal, já que as propostas ultrapassam facilmente o preço base.
- Como o pagamento é feito à vista é crucial programa-lo convenientemente.