Como Controlar a Fome Emocional

Por:

Liberte-se da fome emocional de uma vez por todas com estas dicas de como vencer a fome emocional. A fome emocional é uma inimiga da sua linha e da sua saúde, a controlar com urgência.

O que é a fome emocional?

Pode-se comer por fome fisiológica e por fome emocional, aquela fome que pensamos sentir quando nos falta algo ou nos sentimos tristes ou aborrecidos. Mesmo cheios queremos ainda comer mais, pois algo de errado se passa connosco que é preciso ultrapassar/compensar de alguma forma.

Os alimentos açucarados como as bolachas e os bolos são os principais alvos de quem sofre de fome emocional. Depois de ingeridos, surge a culpa e o arrependimento.

Como combater a fome emocional?

Para controlar esta fome emocional é preciso força de vontade, começando desde logo por identificar quando se está prestes a comer por fome emocional e por dizer não a esta, cortando-se o mal pela raiz.

Identifique as causas da fome emocional, que podem ser as pressões do dia a dia, a monotonia, a baixa auto estima, a solidão, um problema amoroso ou económico, etc. Tente resolver estes problemas para acabar com a fome emocional.

Como isto não é fácil, há que passar a outros fases de combate, como à prática de exercício físico e à preservação de uma alimentação saudável, respeitando o horário das refeições (de 3 em 3 horas por exemplo).

Quando for às compras deixe ficar as tentações no seu sítio (longe da vista, longe do estômago) e arranje uma atividade interessante para fazer nos seus tempos livros, que o distraia. Caso não a encontre arrume o lar ou saia para uma caminhada.

Controlar a fome emocional não é fácil. Se depois destas estratégias ela ainda persistir, aconselha-se procurar ajuda profissional (nutricionista, psicólogo).

Atualizado em 30/07/2014