Acha que sabe como cozer um ovo? Descubra alternativas ao método tradicional.
No fogão
- Para impedir o ovo de rebentar, pode fazer um pequeno furo com um alfinete, na base larga do ovo (isto permite a saída do ar da bolsa do ovo).
- Coloque o ovo numa panela. Pode colocar um pouco de sal e vinagre (para em caso de arrebentar não se espalhar muito o conteúdo).
- Coloque água fria na panela até cobrir o ovo por uns dois centímetros.
- Leve a panela ao fogão e cozinhe em fogo médio até a água começar a ferver. Pode tapar a panela.
- Reduza para lume brando.
- Ferva entre 10 a 15 minutos, dependendo da consistência desejada (ovos mais moles menos tempo, ovos consistentes mais).
- Desligue a boca do fogão e retire o ovo com uma colher. Deixe arrefecer, ou então passe rapidamente o ovo por água fria, para a casca sair mais facilmente.
No micro-ondas
Os ovos no micro-ondas podem ser mais agradáveis do que os ovos cozidos no fogão, mas é um método que exige mais atenção e cuidado, para o ovo não sobreaquecer e explodir.
- Num micro-ondas a 1000 watts ferva apenas a água numa tigela refratária, deixando uns 3 centímetros livres para depois mergulhar os ovos.
- Coloque os ovos na água com cuidado, protegendo sempre os olhos.
- Cubra a tigela, com um prato por exemplo, para conter uma possvel explosão. Programe o micro-ondas para 8 minutos em temperatura média/baixa.
- Deixe ficar os ovos na água por mais uns 8 a 10 minutos para concluir o cozimento.
- Coloque os ovos cuidadosamente numa bacia de água fria.
Na Bimby
- Coloque 1000 g de água no copo da Bimby. No cesto coloque 4 ovos à temperatura ambiente e programe o tempo de acordo com o resultado desejado, temperatura 100ºC/ velocidade 2.
- Para ovos muito cremosos 11 minutos, ovos cremosos 12, ovos macios 13, e ovos bem cozidos 14 minutos.