As formas mais utilizadas para criar uma loja online passam por abrir uma loja no Facebook e por abrir um site.
Criar um loja virtual: site
Em poucos minutos é possível abrir uma loja online, para Portugal e para todo o mundo, com várias opções de pagamento ao dispor do cliente (Paypal, Payshop, Multibanco, transferência bancária, cartão de crédito, etc.). Sem exigir conhecimentos técnicos, qualquer pessoa consegue começar a vender rapidamente os seus produtos na internet, graças a alguns sites especialistas em criar lojas online.
Nestes sites pode montar rapidamente o seu negócio virtual, selecionado o design da sua loja entre templates existentes e carregando as imagens dos produtos a vender. Na maior parte dos casos, os sites tratam da compra do domínio do site da loja e oferecem 14 dias de experimentação gratuita. A gestão da loja fica sempre a seu cargo.
São exemplos de sites de criação de lojas virtuais:
- IOLnegócios (em português)
- Jumpseller (em português)
- Webnode (em português)
- Freewebstore (em inglês)
- MadeFreshly (em inglês)
- Shopify (em inglês)
- Yokaboo (em inglês)
- Tictail (em inglês)
Criar uma loja virtual passo a passo
Para abrir uma loja online de raiz pode seguir estes passos:
- Pesquisar o mercado. Sirva-se de ferramentas como o Google Insights/Trends para saber o que é procurado e com que frequência.
- Analisar palavras-chave. Insira no Google expressões que possam ser utilizadas pelos potenciais clientes. Veja se o termo é pesquisado ou não e preste atenção a termos relacionados que são apresentados no final da página. Outras ferramentas úteis são o Keyword Planner e o Google AdWords.
- Benchmarking. Constate o que faz a concorrência e descubra onde pode melhorar.
- Domínio. Escolha um domínio que garanta visibilidade (volume de cliques) para a sua loja. Registe esse domínio. Pode optar por sites de registo americanos ou portugueses, como o Domínios e o Registar. Terá ainda de pagar o alojamento do site.
- Site. Crie a loja online, num site feito de raiz, ou pré-construído, através das páginas referidas anteriormente.
- Produtos. Adicione produtos à loja virtual, inserindo imagens dos mesmos e todas as informações importantes sobre eles, sobre a forma de pagamento e os respetivos portes.
- Pagamento. Possibilite diferentes formas de pagamento para os seus clientes. Abra uma conta bancária para a sua loja, e se quiser facilitar ainda mais os pagamentos uma conta PayPal ou Easypay.
- Publicidade. Chame as atenções para a sua nova loja. Atualize o site com frequência, insira novos e interessantes conteúdos, divulgue-o nas redes sociais, fóruns e blogues relacionados com o seu negócio. Crie campanhas de publicidade online. Sirva-se do Google AdWords e espalhe também o seu site ao maior número possível de pessoas. Bons negócios.